domingo, 25 de janeiro de 2009

Acho que eu nunca pensei tanto na minha velhice quanto agora, eu não me imaginava com 70 ou 80 anos, eu sempre falei que iria morrer cedo... Mas será que eu vou?
É incrível como as pessoas mudam em 10 anos. Umas crescem, ganham ideais e não são mais crianças como antes. Outras envelhecem, perdem neurônios, esquecem das coisas, e não tem noção do que esta acontecendo, não lembram mais quem são seus filhos ou esposas, nem sequer sabem quem são elas mesmas.
Eu tenho medo de ficar assim, acho que tenho mais medo da velhice do que da morte. Eu sou egoísta, prefiro que os outros me vejam morrer do que eu os veja morrer. Eu não suportaria ver todos os meus seres queridos mortos. Imagina a dor de ter 13 irmãos e estes 13 não estarem vivos, ou a dor de enterrar um filho amado.
Posso ate ter uma doença que não deixe lembrar as pessoas amadas ou ter poucos neurônios para não saber nem sequer quem eu sou, mas mesmo assim isso me tornaria dependente dos outros. Como um pai de família se sentiria ao ver seus filhos trocando suas fraldas? Como uma mãe que criou sozinha 3 filhos se sentiria ao não saber de seus filhos, imagina depois de tanto sacrifício pra criar os filhos, um deles esta morto, outro não liga pra mãe e nem vai visitar-la e o único filho que lhe restou você não consegue lembrar quem é devido ao Alzheimer.
É triste ver essas duas pessoas (o pai de família e a mãe) que costumavam ser tão ativas, que eram amigas, uma batizou o filho do outra, morando na mesma casa geriátrica, sentados uma do lado do outra e não se reconhecerem. É uma cena chocante.
Eu espero não ficar assim como eles, se for pra viver tantos anos e acabar assim como eles, prefiro morrer cedo e levar comigo a lembrança de todas as pessoas amadas.